Uma parte criativa e curiosa da História da Publicidade Brasileira!

Como Surgiu o Jabá (do bem), nas Rádios!

Lançamento do álbum Naked Talking Heads, no Brasil, mostrou de forma inédita,  um caminho divertido e eficaz para para a indústria fonográfica.

"A equipe de promotoras invadia as rádios numa ação surpresa que hoje, ia parecer 'arrastão',
deixando o álbum e um macaquinho de pelúcia sobre as mesas!"

Em janeiro de 1988, a Crayon realizava uma importante campanha de divulgação do trabalho de Tina Turner no Brasil, que culminou com uma ação no Show da cantora no Maracanã. Como reconhecimento do sucesso da ação, a Agência ganhou a renovação de seu contrato e começou a atuar junto aos artistas internacionais  cujo maior desafio era o lançamento do novo álbum da banda New Have, Talking Heads.

A EMI era conhecida como a gravadora que trabalhou Carmem Miranda em 1932 e a maioria dos lançamentos dos Beatles na Europa e na América do Sul, inclusive no Brasil, aqui com selo ODEON. Mas a época em que aconteceu esta história foi final dos anos 80 e início dos anos 90 quando houve a fusão da gravadora com a americana Universal Music embora aqui, continuasse a operar como EMI Odeon até  2012.

Na época em que se passa esta história, o mundo todo curtia a onda do som New Wave e ua banda Talking Heads anunciava que Naked seria seu oitavo e último álbum. Estavam se preparado para encerrar as atividades e o lançamento era muito esperado no Brasil.

Convocada impulsionar as vendas a Crayon apostou em uma divertida ação de Marketing Promocional. A idéia era ir direto ao ponto. Não se ouvia falar de "jabá" nas rádios mas eram elas, com certeza, que faziam as músicas venderem disco. O briefing  passado pela Gerencia Internacional da gravadora era aberto à sugestões e nós resolvemos focar nas Rádios. É difícil dizer se, a esta altura, o "jabá" era institucionalizado e funcionava de forma comercial. Se assim fosse, era muito às escondidas e muito provavelmente não seria da alçada da Agência de Publicidade. Esta informação seria imprecisa mas não vem ao caso pois o espírito era outro. A idéia, que partiu de uma criação da equipe da Crayon, era simples, calara e genial. 

Uma equipe de lindas promotoras uniformizadas invadiu as rádios acompanhada de um grande gorila de cerca de 2m de altura manejado por um ator que vestia a fantasia. Nas mãos, as promotoras levavam o Álbum Naked Talking Heads com um mimo que começaram a espalhar pelas salas das Rádios: um lindo macaquinho de pelúcia vestido com uma camiseta NAKED em referência à própria capa do álbum.

 

A grande sacada da ação era o fator surpresa que gerou, dentro do próprio meio musical um encantamento que se dissipou de boca-a-boca. Uma ação simples e de custos baixos que repercutiu com resultados acima do esperado. A ação gerou mídia espontânea e uma tradição que começava a fazer parte da rotina de nosso trabalho junto ao cliente.

GRUPO CRAYON DE COMUNICAÇÃO  LTDA.

Rio de Janeiro | RJ
WHATS APP: (21) 96816.8507
 
editoracrayon@gmail.com
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle